7 de abr. de 2009

Formação do Reino Unido, berço da língua Inglesa.

O Reino Unido ou, em inglês, United Kingdom (UK), é um país insular que fica na costa noroeste da Europa. Seu nome completo é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland). O país é formado pela Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia) e a parte nordeste da ilha da Irlanda, além de outras pequenas ilhas.

O povo Britânico não possui uma origem única. Como o país foi um território frequentemente invadido na antiguidade e no começo da época medieval, a população do Reino Unido possui muitas origens.

Os primeiros a ocupar o atual Reino Unido provavelmente chegaram por volta de 5000 a.C., pela porção de terra que existia na época, ligando a Europa à ilha Britânica. A primeira civilização a ocupar a ilha foi a dos Celtas, que chegaram por volta de 1900 a.C. Eles permaneceram na região por mais de um milênio e espalharam-se por toda ela, inclusive a Irlanda. Os Celtas nunca formaram um estado único, vivendo sempre em tribos. O nome Bretanha vem do nome da tribo Celta dos “bretões”.

Vários povos antigos do Mediterrâneo conheciam a ilha e faziam negócios com seus habitantes, como por exemplo os fenícios.
Em 55 a.C., Júlio César atravessou o Canal da Mancha para certificar-se da total conquista da Gália. Numa segunda expedição, ele chegou ao rio Tamisa (que fica no sul da Inglaterra), impondo a soberania Romana na região. Em 43 a.C., a Britânia, como foi chamada, tornou-se província Romana. Eles fundaram várias cidades e propriedades senhoriais.

No século III, mesmo ainda ocupada pelos Romanos, a ilha passou a ser invadida pelos Anglos, Jutos e Saxões, vindos principalmente do norte da Alemanha. No início, a única intenção destes povos era atacar e aterrorizar a população. Com o tempo, eles começaram a se estabelecer na ilha. Os Jutos ocuparam a parte meridional da Inglaterra, os Saxões, as duas margens do Tamisa (deste povo vem o nome das cidades de Essex, Middlesex e Sussex) e os Anglos colonizaram o restante da Inglaterra, indo para o norte.

Em 596, com o envio de monges para a Inglaterra, por ordem do papa Gregório I, o país tornou-se cristão. Ao mesmo tempo, fizeram da região setentrional da colonização dos Anglos a região cultural mais importante do país.

Os Vikings vindos da Escandinávia chegaram à ilha em 793 e começaram a atacá-la. Eles saquearam Lindisfarne, ao sul de Edimburgo, centro da região cultural. Com isso, a partir do século IX, o rei Alfredo, o Grande, transformou Winchester, em Wessex, na capital do país e também, em pólo cultural.

Como os Anglos e os Saxões fizeram anteriormente, os Vikings também estabeleceram-se na região.

Com o passar dos anos, os invasores foram misturando-se às populações pré-existentes na ilha. Dessa maneira, os moradores da Bretanha começaram a formar um único povo: os Britânicos.

No ano de 1066, já como uma população unificada, eles enfrentaram os Normandos vindos do norte da França, que também eram descendentes de Vikings. Como os ocupantes anteriores, eles também passaram a co-existir como os moradores da ilha.

Os Normandos foram os últimos a invadir a região. As próximas populações a chegar à Bretanha, fizeram-no como imigrantes, sob diferentes circunstâncias. Alguns exemplos de imigração são:
  • Huguenotes Protestantes vindos da França, em 1572;
  • Judeus convidados a estabelecer-se na ilha em 1070, expulsos dela em 1290 e, novamente convidados a voltar, desta vez para ficar, em 1655, e
  • Indianos, Paquistaneses, Caribenhos e outros, que mais recentemente chegaram ao país.
O Reino Unido da Grã-Bretanha surge em 1º de maio de 1707. Sua criação deveu-se a união do Reino da Inglaterra, do Principado de Gales (nessa época já independente do Reino da Inglaterra) e o Reino da Escócia. Essa unificação foi resultado do Tratado de União, assinado em 1706 e ratificado em 1707 pelo Ato de União. O Reino da Irlanda uniu-se ao Reino da Grã-Bretanha quase um século depois, pelo Ato de União de 1800.
Bibliografia consultada: A Aventura das Línguas - Hans Joachim Störig - Ed. Melhoramentos; Great Civilizations - Ed. Parragon Publishing, e Wikipedia.

Nenhum comentário: