30 de mar. de 2009

Por que o nome "Ethynos"?

O que significa Ethynos?
A palavra Ethynos é uma variação de uma palavra do grego antigo: ETHNOS. Essa palavra, que pode ser traduzida como liga ou federação, na verdade significa, um grupo de pessoas da mesma natureza e com o mesmo dialeto, vivendo em uma comunidade, tribo ou nação. É um conceito político e cultural. Este termo era tipicamente associado aos povos não-gregos, com uma conotação de estrangeiro. Posteriormente, no período Católico-romano, esta palavra adquiriu, também, a conotação de gentio (aquele que professa a religião pagã; não cristão ou judeu). Somente a partir do século XVIII, é que a palavra deixou de ser associada ao paganismo. No século XX, ela volta a ser empregada no seu sentido original, mais próximo do grego.
A partir da palavra Ethnos, originaram-se várias outras. Entre elas, ETNIA, referente a uma região que possui mesmas política, geografia e idioma, e ÉTNICO, que define-se da seguinte maneira, de acordo com o Dicionário Michaelis de Língua Portuguesa:
adj (etno+ico) 1 Relativo, pertencente ou peculiar a uma raça ou nação. 2 Relativo à comunidade de traços físicos e mentais dos membros de um grupo como produto de sua hereditariedade e tradição comuns. 3 Que tem laços raciais, lingüísticos ou culturais com um grupo específico ou se origina de tais laços. 4 Gram Diz-se palavra étnica aquela que designa o habitante de determinado país, como brasileiro, francês, português. sm ant Idólatra, pagão.

Qual a relação da palavra Ethynos e nossa proposta de trabalho?
Como pudemos observar, Ethynos tem relação com um termo antigo, originado de uma civilização que sempre valorizou sua cultura, suas artes e seu idioma, como instrumentos de identidade nacional. Nada mais adequado que usá-lo para expressar nossos ideais. Afinal de contas, cultura, artes e idioma, são a identidade de qualquer nação, como já citado, e são características indissociáveis. Por isso, não se pode aprender um idioma, qualquer que seja, sem relacioná-lo com as outras duas características que formam uma etnia.
O nome de nossa escola se enquadra perfeitamente aos nossos propósitos, que são os de ensinar um idioma sem esquecer que a este, a cultura e as artes estão vinculados. Não é possível o aprendizado de um idioma, sem a compreensão da interação deste com os outros dois aspectos presentes numa etnia.
Os idiomas ensinados em nossa escola tem sua origem em duas culturas e povos que formaram-se a partir de várias etnias, algumas semelhantes, outras muito distintas. Porém, na teia histórica de seus passados, elas se encontraram e fundiram-se, dando origem ao Inglês e ao Espanhol atuais. E assim ocorreu com todas as nações existentes.

Nenhum comentário: